BIZARRO

Animal bizarro - Lampreias



As lampreias são animais aquáticos; cilíndricos; de cauda comprida; corpo liso, com escamas secretoras de muco e boca circular cheia de dentes córneos e com língua cartilaginosa, mas sem mandíbula. Possuem esqueleto cartilaginoso, coluna vertebral incompleta e encéfalo e crânio rudimentares; olhos bem desenvolvidos, narina e fendas branquiais.

Os adultos podem ultrapassar os 120 centímetros e, devido à ausência de nadadeiras, utilizam a boca para se fixarem às rochas, quando as correntes são muito fortes.

Muitos destes animais são ectoparasitas de peixes, alimentando-se do sangue e fluidos corporais destes até que, mais tarde, têm seus sistemas digestivos atrofiados e passam a se dedicar unicamente à reprodução.

Quanto a esta última, são animais dióicos, com fecundação externa na água. Para troca de gametas, retornam às águas continentais com correntes para depositar seus ovos em água com salinidade menor, morrendo logo em seguida.

O desenvolvimento é indireto, com larvas denominadas amocetes. Estas vivem entre 3 e 7 anos, enterradas ao substrato destas regiões. Quando adultas, vivem próximas à costa na qual nasceram, em pequenas profundidades.

Devido ao seu hábito reprodutivo e ao fato de morarem enterradas durante tempo considerável, a construção de barragens e poluição vem diminuindo consideravelmente o número de indivíduos de diversas espécies destes animais. Seu uso na culinária pode, também, contribuir para este quadro.

Fonte: Mariana Araguaia / Wikipédia / Mega Curioso
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

Bizarro - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas