BIZARRO

Animal bizarro - Toupeira-nariz-de-estrela


Animal bizarro - Toupeira-nariz-de-estrela

A Toupeira-nariz-de-estrela (Condylura cristata) é um pequeno mamífero cavador que vivie em túneis que cava no subterrâneo na América do Norte. Esse animal é notável pelo seu nariz repleto de pequenos apêndices, como se fossem tentáculos, que servem como órgãos sensoriais de tato e ajudam a toupeira a se guiar no escuro de seus túneis. A toupeira necessita desses tentáculos para procurar alimento, já que, como muitas outras espécies de toupeiras, é cega. É um dos mamíferos mais peculiares existentes.

Com 15 a 20 centímetros de comprimento, pelo a prova d'água e uma longa cauda, essa toupeira vive próxima a rios e lagos e é boa nadadora, além de cavadora. Sua alimentação consiste de pequenos invertebrados. Seus hábitos são tanto noturnos quanto diurnos e ela encontra-se ativa durante todo o ano, não hibernando durante o inverno.

Curiosidade
A toupeira-nariz-de-estrela estrelou no primeiro episódio do programa do Animal Planet "Criaturas Esquisitas", onde entrevistas revelam que poucas pessoas da região habitada por toupeiras sabe sobre a existencia desse animal.

Fonte: Wikipédia/Animal Planet
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org


Bizarro - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas